Fale Conosco pelo WhatsApp
(21) 3192-6312
comercial@planedo.com.br

Impermeabilização de reservatórios de águas e lajes

Impermeabilização consiste em uma técnica de aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel. As aplicações têm por objetivo minimizar a ação de umidade e água, proveniente da chuva, lavagem, banhos ou outras origens.

A impermeabilização muitas vezes não é tratada com a devida importância pelos administradores de condomínios. Grande parte dos problemas associados às impermeabilizações podem ser identificados e eliminados já nos primeiros estágios do desenvolvimento das patologias. Mas na maioria dos casos, os administradores de condomínios dedicam atenção aos problemas de impermeabilização somente quando o problema já está bem avançado, aumentando os custos de reparo.

Os custos que envolvem o reparo das patologias de impermeabilização podem ser até quinze vezes maiores quando não há uma manutenção preventiva. A vida útil de uma edificação depende diretamente de um eficiente sistema de impermeabilização.

Devido a sua grande importância, é fundamental que este tipo de serviço seja feito por empresa especializada que dê garantia de acordo com a NBR 15.575, que é de 5 anos.

Somos uma das mais eficientes e eficazes empresas do setor de reforma de condomínios no Rio de Janeiro com vasta experiência em soluções de impermeabilização predial, manutenção e restauração de fachadas, construção e reforma de guaritas, adequações dos pavimentos térreos dos edifícios, pintura de áreas externas, internas e garagens, recuperação estrutural, etc. Nossos profissionais são devidamente registrados, segurados e recebem periodicamente treinamentos para atender as mais variadas necessidades e exigências dos condomínios, objetivando proporcionar muita eficiência e eficácia nos serviços realizados.

NORMA ABNT


Um projeto de construção civil contempla diversos projetos tais como hidráulica, elétrica, acabamento e deve contemplar igualmente um projeto de impermeabilização. O profissional encarregado de planejar a impermeabilização deve desenvolvê-lo em total conformidade com os aspectos normativos da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Desde o dia 17 de outubro de 2010 entrou em vigor, a nova norma ABNT NBR 9575:2010, que estabelece as exigências e recomendações relativas à seleção e projeto de impermeabilização. A nova norma estabelece requisitos mínimos de proteção da construção contra a passagem de fluidos, bem como os requisitos de salubridade, segurança e conforto do usuário, de forma a ser garantida a estanqueidade das partes construtivas que a requeiram.

OS TIPOS DE IMPERMEABILIZAÇÃO Os materiais de impermeabilização podem ser classificados em rígidos e flexíveis. A opção por um deles vai depender do tipo de estrutura que se vai impermeabilizar.

FLEXÍVEL

  • Reservatórios de água superior;
  • Varandas, terraços e coberturas;
  • Lajes maciças, mistas ou pré-moldadas;
  • Piscinas suspensas e espelhos d’água;
  • Calhas de grandes dimensões;
  • Galerias de trens;
  • Pisos frios (banheiros, cozinhas, áreas de serviço).

RÍGIDA

  • Locais com carga estrutural estabilizada, como poço de elevador e reservatório inferior de água;
  • Pequenas estruturas isostáticas expostas;
  • Condições de temperatura constantes, como subsolos, galerias e piscinas enterradas.

LOCAIS INDICADOS PARA IMPERMEABILIZAÇÃO


Lajes, terraços e sacadas expostas à chuva

Banheiros

Piscinas

Jardineiras

Área de serviço

Saunas (vapor d’água)

Caixas d’água

Poços de elevador

Paredes e pisos em contato com o solo